A primeira aparição ao público do Focus RS, a versão mais
potente do hatch médio da Ford foi no Salão do automóvel de Genebra em março de
2015. Esta versão é equipada com motor 2.3 EcoBoost que desenvolve 350 cv e
torque máximo de 44,9 kgfm a 2000 rpm. O propulsor incorpora injeção direta de
combustível, dupla árvore de cames variáveis independente e um turbocompressor twin-scroll
calibrado especificamente para o Focus RS.
A transmissão manual de 6 velocidades desta versão conta com
componentes que foram revisados e projetados para fornecer trocas mais rápidas
e precisas e a alavanca do câmbio é mais curta. Tamanha potência e torque exige
componentes mais fortes além de duráveis e a embreagem e transmissão foram
revisadas.
FREIOS
Os discos dianteiros são ventilados de alumínio com 350mm de
diâmetro, Brembo de quatro pistões permitem maior poder de frenagem e o design
inteligente maximiza o resfriamento do freio, ajudando a evitar fadding, mesmo
sob uso severo em pista. Aletas de ventilação nos discos dianteiros auxiliam no
resfriamento.
VETORIZAÇÃO DE TORQUE
VETORIZAÇÃO DE TORQUE
A tração integral em conjunto com a vetorização de torque possibilitam
atingir a impressionante marca de 1g de aceleração lateral garantindo
excepcional aderência e controle ultra preciso. O sistema emprega controle eletrônico
na embreagem que auxiliam no equilíbrio do torque que é despejado entre as
rodas traseiras para se adequar a superfície da estrada e condições de
condução. Esta tecnologia inteligente também permite desfrutar de drifts oversteer
em track days.
CONTROLE DE LARGADA
O Focus RS possui tecnologias avançadas que configuram instantaneamente
o chassi e o motor para entregar a aceleração mais rápida a partir da
imobilidade.
O controle de largada funciona da seguinte forma: habilitando o
controle de largada basta engatar a primeira, aplicar aceleração plena e, em
seguida soltar a embreagem. Quaisquer que sejam as condições da pista, o torque
é distribuído através do sistema AWD mantendo a potência máxima do motor
(usando o turbo overboost) e gerencia o sistema de controle de tração além de configurar
os amortecedores para máxima aderência.
MODO DE CONDUÇÃO
Ao toque de um botão é possível alterar os modos de condução
que são: Normal, Esporte ou personalizada. Cada modo ajusta o sistema AWD,
controles de amortecimento, controle eletrônico de estabilidade, sistemas ABS,
direção e resposta do motor e até mesmo o som do propulsor. Selecionando o modo
de tração, o torque disponibilizado ajuda a atingir drifts oversteer (saída de
traseira) controlado.
CONTROLE DE AMORTECIMENTO
Ajuste de definição de amortecimento é realizado sem tirar
as mãos do volante (ou seus olhos fora da estrada) através da alavanca do
volante. O modo padrão é voltado para conforto mas sem tirar a vocação
esportiva. No modo esportivo a condução é mais precisa e firme.
SHIFT LIGHT
Uma variedade de sistemas sofisticados e características combinam-se
para garantir que a transmissão e motor proporcionem o máximo de aceleração. Com
um Shift Light Performance é possível visualizar o ponto de troca de marcha
ideal de acordo com o modo selecionado. Perto do limite de 6.800 rpm, a luz começa
a piscar para alertar.
FAROIS ADAPTATIVOS
Os faróis bi-xenon são inteligentes. Isto porque eles seguem
precisamente a estrada conforme o esterçamento da roda. Eles são capazes de
ajustar dependendo da velocidade, o ambiente e condições. São 7 modos
diferentes que incluem configurações específicas para quando está dirigindo em
vias urbanas, estradas, autoestradas ou em condições atmosféricas adversas.
CARROCERIA
CARROCERIA
No campo estético a grade superior melhora a aerodinâmica.
Spoiler na dianteira e grandes aberturas laterais alimentam os dutos de refrigeração
do freio e um difusor juntamente com spoiler no teto aumentam o downforce na
traseira.
INTERIOR
Bancos Recaro, 3 relógios no centro do painel na parte
superior diferenciam o Focus RS das outras versões.
PREÇO
No Reino Unido o preço do Focus RS começa em 28.940 euros
OPCIONAIS
Pintura metálica – 525 euros
Pintura metálica (azul) – 745 euros
Bancos dianteiros Recaro (modelo perfurado) – 1.145 euros
Pacote de luxo: espelhos retrovisores Powerfold, sensor de
estacionamento traseiro, chave presencial e controle de cruzeiro com limitador
de velocidade, vidros escurecidos – 1.000 euros
Rodas de alumínio de 19 polegadas forjada preta com pneus
235/35 R19 – 595 euros
Pinças de freio pintadas em azul – 100 euros
Protetor de borda nas portas – 85 euros
Teto solar elétrico (apenas 5 portas) – 575 euros
Sistema Premium Ford SYNC2 com navegador – 465 euros
Assistente de frenagem autônoma na cidade – 200 euros
O Focus RS está disponível para ser configurado no site da
marca no Reino Unido.
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