Sejamos
sinceros, você brasileiro como eu, imaginaria ou acreditaria que um dia
teríamos a primazia em comprar um carro fabricado em solo nacional com
motorização de última geração, inexistente até mesmo no mercado externo ou mais
precisamente, nos mercados mais desenvolvidos, competitivos e concorridos do
mercado mundial?
O lançamento da motorização TSI, 1.0 sobrealimentado com turbo no Up possibilita adquirirmos um modelo nacional com motorização que reúne tecnologia das mais avançadas em termos de motorização automotiva mundial como comando de válvulas e admissão variável que não são novidades em solo brasileiro mas não comum na categoria 1.0, injeção direta de combustível e a estrela do conjunto, turbo compressor com refrigeração ativa e intercooler ar-agua.
Desempenho
comparável a motorização 1.8 e consumo ainda melhor que o mais econômico 1.0 do
mercado, título que a mesma VW detém com o Up MPI aspirado são os resultados
práticos desta pequena joia automotora.
A VW faz
questão de mencionar que o foco desta motorização é eficiência energética, não
configurando alta performance ou esportividade, muito menos que o motor seja
reconhecido pelo mercado como turbo, o motivo provavelmente seja devido a fama
que carregou o 1.0 16v turbo que equipou Gol e Parati lançado em 2001 que não
foi um exemplo de durabilidade e a possibilidade de associação a este propulsor
por parte de alguns.
Este tópico
aborda resultados de testes divulgado pela mídia especializada impressa e comparação
aos divulgados pela marca e a média obtida por todos os órgãos de imprensa.
ACELERAÇÃO (segundos) DIFERENÇA EM RELAÇÃO
FABRICA
0 – 100 km/h TEMPO PORCENTAGEM
VW – 9,1 (e),
9,3 (g) media 9,2 (s)
CARRO ------------------9,38
(e)------------------0,28 (s)--------------------3% inferior
CAR AND DRIVER----9,7
(e)--------------------0,6 (s)-------------------6,6% inferior
AUTOESPORTE-------9,5
(e)--------------------0,4 (s)-------------------4,4% inferior
QUATRO RODAS-----10,9
(g)------------------1,6 (s)-------------------17,2% inferior
MEDIA IMPRENSA----9,87
(e/g)---------------0,72 (s)-------------------7,8% inferior
CARRO
C&D AUTOESPORTE
QUATRO RODAS MÉDIA
0 – 20 km/h
--------------------------1,1 (e)-------------------------------------------------------1,1
(e)
0 – 40 km/h---------------------------2,3
(e)-------------------------------------------------------2,3 (e)
0 – 60 km/h--------- 4,16 (e)------4,4 (e) -----------------------------------------------------4,28
(e)
0 – 80 km/h--------- 6,2 (e)--------6,4 (e)------------------------------------------------------6,3
(e)
0 – 100 km/h------- 9,38 (e)------9,7 (e)----9,5
(e)--------------------10,9 (g)------------9,87 (e/g)
0 – 120 km/h-------13,14
(e)------13,3 (e)-------------------------------------------------- 13,22 (e)
0 – 140 km/h-------------------------18,3
(e)--------------------------------------------------- 18,3 (e)
0 – 160 km/h-------------------------28,1
(e)--------------------------------------------------- 28,1 (e)
0 – 400 metros----------------------16,8
(e)----16,8 (e)--------------------------------------16,8 (e)
0 – 1000 metros-------------------
31 (e)-----30,6 (e)-------------------32,4 (g)--------- 31,33 (e)
RETOMADA (segundos)
CARRO C&D AUTOESPORTE
QUATRO RODAS MÉDIA
etanol etanol
etanol gasolina
20 – 40 km/h------------------------2,2
(2)
40 – 80 km/h------------------------5,9
(3)--------6 (3)-------------------6,2 (3)------------6 (e/g)
40 – 100 km/h---------
9,87---------------------------------------------------------------------9,87
(e)
60 – 100 km/h---------------------------------------8,5
(4)-----------------9,5 (4)------------9 (e/g)
60 – 120 km/h---------15,04
80 – 120 km/h---------7,06--------8,9
(4)-------12,6 (5)----------------13,9 (5)--------------------
100 – 120 km/h---------------------6,7
(5)-------------------------------------------------------6,7 (e)
FRENAGEM (metros) CARRO C&D AUTOESPORTE QUATRO RODAS MÉDIA
60 – 0 km/h------------14,01
m-----13,9 m---------16,3 m----------------14 m-----------14,55 m
80 – 0 km/h------------25,13
m-----24,7 m ---------27,5 m----------------24,2 m--------25,38 m
100 – 0 km/h----------39,61
m-----34,2 m----------40,6 m---------------------------------38,13 m
120 – 0 km/h--------------------------------------------------------------------55,5
m-----------55,5 m
NIVEL DE RUÍDO CARRO
C&D AUTOESPORTE
QUATRO RODAS MÉDIA
MARCHA LENTA-------------------32----------------------------------------44,2---------------38,1
RPM MAXIMO-------------------------------------------------------------------70,3--------------70,3
60 km/h---------------------------------57------------------------------------------------------------57
80 km/h-----------------------------------------------------------------------------62,3--------------62,3
100 km/h-------------------------------68-------------------------------------------------------------68
120 km/h---------------------------------------------------------------------------69,7--------------69,7
CONSUMO (km/l) CARRO
C&D AUTOESPORTE
QUATRO RODAS MÉDIA
CIDADE----------------
9,4 (e)-----12,9 (e)-------11,3 (e)------13,8 (g)--------------11,85 (e/g)
ESTRADA-------------12,5
(e)----16,1 (e)--------14,7 (e)------16,3 (g)--------------14,9 (e/g)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Encontrou algum erro? Quer sugerir matérias, fazer elogios, criticas?
envie e-mail para marchaautomotiva@gmail.com.