Postagens populares

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Teste comparativo: Honda Civic Type R, Bmw M135i, Vw Golf R

Quais modelos nacionais podem ser considerados símbolo de esportividade? A chance de citarem Civic Si e Golf Gti são grandes.


Atualmente o Golf mais potente é a versão R, que não está a venda no Brasil e emprega o mesmo motor quatro-cilindros turbo 2 litros do Gti preparado para desenvolve 300 cv e 38,8 kgfm. A tração é integral e a transmissão DSG de 6 marchas.

Sem dúvida um dos motivos da existência deste Golf chama-se: Bmw M135i, equipado com motor 3 litros turbo de 6 cilindros, capaz de gerar 320 cv e 46 kgfm, associado a transmissão automática de 8 velocidades e tração traseira.

Para fazer frente aos 2 modelos citados acima e qualquer outro hot hatch médio a venda no mercado mundial, a Honda trabalhou pesado no Civic hatch e apresentou no salão de Genebra, em março de 2015, o novo Civic Type-R que traz sob o capô o novo motor VTEC 2 litros turbo de 310 cv e 40,49 kgfm, tração dianteira e associado a transmissão manual de 6 marchas. Será suficiente para desbancar a dupla alemã?

O Civic Typer-R é muito consistente nas pistas, com chassi rígido e direção que reage ao mínimos movimentos e o torque de 40,49 kgfm traz inesperada eficiência na estrada.

Calçado de série com pneus Continental Sport Contact 6, é muito equilibrado mesmo no limite, passando sensação de leveza (em torno de 130 kg menos do que o BMW), permanece livre de reações de mudança de carga e sempre controlável.

Um pouco irritante são os freios em alta velocidade, são necessárias pequenas correções em curvas rápidas devido a flutuação. A precisão sempre alta é comprometida por conta deste pequeno porém. De resto é puro êxtase.





A bordo do 135i a transmissão automática ZF 8, consagrado pela competência e eficiência, a sonoridade do motor 6 cilindros acompanha todo o conceito representando mais soberania comparado aos quatro cilindros dos concorrentes.

Em curvas rápidas o 135i não é tão equilibrado e ocorre conflito entre a traseira solta que empurra as rodas dianteiras. Para efeito de comparação é necessário fazer muito mais correções em relação ao Typer-R.

Os assentos com suas almofadas largas são irrepreensíveis e não cansam mesmo com horas a perder ao volante. No entanto, o Bmw é um carro para motoristas que queiram trabalhar. Ele prepara grande diversão.

Com o Golf cada chimpanzé pode andar rápido. A afirmação não é pejorativa, muito pelo contrário, é espetacular no limite, deliciosamente fácil de ser conduzido, extremamente seguro sem ESP.





O trabalho linear do TSI não requer nenhuma atenção e as mudanças automáticas da transmissão DSG são rápidas e adequadas. Os freios são eficientes apesar da ressalva de modulação e a direção é responsiva.





                           HONDA CIVIC TYPER-R        BMW M135i                      GOLF R
TEMPO VOLTA         1:37,38 min                              1:36,37 min                       1:36,68 min 

0 – 50 km/h                       2,4 s                                   2,2 s                                 1,8 s              0 – 100 km/h                     5,7s                                    5,3s                                   4,8s              0 – 130 km/h                     8,5s                                    8s                                      7,3s
0 – 160 km/h                    12,4s                                   11,5s                                 11,1s
0 – 200 km/h                    20,5s                                   18,2s                                18,5s
60 – 100 km/h                  2,6s                                      2,7s                                  2,5s
80 – 120 km/h                  3,4s                                      3,1s                                  3s
PESO / CARGA               1407 kg/293kg                     1539kg/471kg              1482kg/498kg
DISTRIBUIÇÃO PESO     65/35%                                53/47%                            61/39%
RAIO DE GIRO ESQ/DIR   12,7/12,5m                        11/11,1m                        12/12,1m
100 – 0 km/h frio              34,9m                                   34,4m                             33,8m            
100 – 0 km/h quente        34,5m                                   34,5m                            33,9m
CONSUMO                     10,9 km/h                              10,9 km/l                        11 km/l

Civic Typer R 

Bmw M135i

Vw Golf R

FICHA TÉCNICA
                            HONDA CIVIC TYPER-R      BMW M135i                 GOLF R
MOTOR              4 cilindros, turbo                     6 cilindros, turbo          4 cilindros, turbo
CILINDRADA      1996 cc                                  2979 cc                        1984 cc
POTENCIA          310 CV                                  320 CV                         300 CV
TORQUE/RPM   40,49 kgfm/2500                    46 kgfm/1300               38,8 kgfm/1800
TRANSMISSÃO  6 manual                                8 automatico ZF           6 dsg
TRAÇÃO             dianteira                                 traseira                         4 rodas
PNEU MEDIDA   235/35 R 19Y                        225/40 R 18Y dianteira  235/35 R19Y
                                                                          245/35 R 18Y traseira
PNEU MARCA    Continental                            Michelin                          Bridgestone
PNEU MODELO  Sport Contact 6 XL               Pilot Super Sport            Potenza RE 050 a
RODA TAMANHO 8 x 19                                  7,5 x 18 dianteira           8 x 19
                                                                          8 x 18 traseira
TANQUE               50 litros                               52 litros                          55 litros

CONCLUSÃO


 Em terceiro com 237 pontos de 300 possiveis: BMW 135i – motor e condução que anima e grande motor!


Em segundo com 240 pontos de 300 possiveis: VW Golf R – caráter equilibrado mas não espetacular. É mais rápido do que parece.


Em primeiro com 242 pontos de 300 possiveis: Honda Civic Type R – Áspero, direto e forte como um touro, correto para a proposta do carro.

Fonte: autobild.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontrou algum erro? Quer sugerir matérias, fazer elogios, criticas?
envie e-mail para marchaautomotiva@gmail.com.