Quais modelos nacionais podem ser considerados símbolo de
esportividade? A chance de citarem Civic Si e Golf Gti são grandes.
Atualmente o Golf mais potente é a versão R, que não está a
venda no Brasil e emprega o mesmo motor quatro-cilindros turbo 2 litros do Gti
preparado para desenvolve 300 cv e 38,8 kgfm. A tração é integral e a
transmissão DSG de 6 marchas.
Sem dúvida um dos motivos da existência deste Golf chama-se:
Bmw M135i, equipado com motor 3 litros turbo de 6 cilindros, capaz de gerar 320
cv e 46 kgfm, associado a transmissão automática de 8 velocidades e tração
traseira.
Para fazer frente aos 2 modelos citados acima e qualquer outro
hot hatch médio a venda no mercado mundial, a Honda trabalhou pesado no Civic
hatch e apresentou no salão de Genebra, em março de 2015, o novo Civic Type-R
que traz sob o capô o novo motor VTEC 2 litros turbo de 310 cv e 40,49 kgfm, tração
dianteira e associado a transmissão manual de 6 marchas. Será suficiente para
desbancar a dupla alemã?
O Civic Typer-R é muito consistente nas pistas, com chassi
rígido e direção que reage ao mínimos movimentos e o torque de 40,49 kgfm traz
inesperada eficiência na estrada.
Calçado de série com pneus Continental Sport Contact 6, é
muito equilibrado mesmo no limite, passando sensação de leveza (em torno de 130
kg menos do que o BMW), permanece livre de reações de mudança de carga e sempre
controlável.
Um pouco irritante são os freios em alta velocidade, são
necessárias pequenas correções em curvas rápidas devido a flutuação. A precisão
sempre alta é comprometida por conta deste pequeno porém. De resto é puro
êxtase.
A bordo do 135i a transmissão automática ZF 8, consagrado
pela competência e eficiência, a sonoridade do motor 6 cilindros acompanha todo
o conceito representando mais soberania comparado aos quatro cilindros dos
concorrentes.
Em curvas rápidas o 135i não é tão equilibrado e ocorre
conflito entre a traseira solta que empurra as rodas dianteiras. Para efeito de
comparação é necessário fazer muito mais correções em relação ao Typer-R.
Os assentos com suas almofadas largas são irrepreensíveis e
não cansam mesmo com horas a perder ao volante. No entanto, o Bmw é um carro
para motoristas que queiram trabalhar. Ele prepara grande diversão.
Com o Golf cada chimpanzé pode andar rápido. A afirmação não
é pejorativa, muito pelo contrário, é espetacular no limite, deliciosamente
fácil de ser conduzido, extremamente seguro sem ESP.
O trabalho linear do TSI não requer nenhuma atenção e as
mudanças automáticas da transmissão DSG são rápidas e adequadas. Os freios são
eficientes apesar da ressalva de modulação e a direção é responsiva.
HONDA CIVIC TYPER-R BMW M135i GOLF R
TEMPO VOLTA 1:37,38 min 1:36,37 min 1:36,68 min
0 – 50 km/h 2,4 s 2,2 s 1,8 s 0 – 100 km/h 5,7s 5,3s 4,8s 0 – 130 km/h 8,5s 8s 7,3s
0 – 50 km/h 2,4 s 2,2 s 1,8 s 0 – 100 km/h 5,7s 5,3s 4,8s 0 – 130 km/h 8,5s 8s 7,3s
0 – 160 km/h 12,4s 11,5s 11,1s
0 – 200 km/h 20,5s 18,2s 18,5s
60 – 100 km/h 2,6s 2,7s 2,5s
80 – 120 km/h 3,4s 3,1s 3s
PESO / CARGA
1407 kg/293kg 1539kg/471kg 1482kg/498kg
DISTRIBUIÇÃO PESO 65/35% 53/47% 61/39%
RAIO DE GIRO ESQ/DIR
12,7/12,5m 11/11,1m 12/12,1m
100 – 0 km/h frio 34,9m 34,4m 33,8m
100 – 0 km/h quente 34,5m 34,5m 33,9m
CONSUMO 10,9 km/h 10,9 km/l 11 km/l
Civic Typer R
Bmw M135i
Vw Golf R
FICHA TÉCNICA
HONDA CIVIC TYPER-R BMW M135i GOLF R
MOTOR 4
cilindros, turbo 6 cilindros, turbo 4 cilindros, turbo
CILINDRADA 1996
cc 2979 cc 1984 cc
POTENCIA 310
CV 320 CV 300 CV
TORQUE/RPM 40,49
kgfm/2500 46
kgfm/1300 38,8
kgfm/1800
TRANSMISSÃO 6
manual 8
automatico ZF 6 dsg
TRAÇÃO dianteira traseira 4 rodas
PNEU MEDIDA 235/35
R 19Y 225/40 R 18Y dianteira 235/35 R19Y
245/35 R 18Y traseira
PNEU MARCA Continental Michelin Bridgestone
PNEU MODELO Sport
Contact 6 XL Pilot
Super Sport Potenza RE
050 a
RODA TAMANHO 8 x 19 7,5 x 18 dianteira 8 x 19
8 x 18
traseira
TANQUE
50 litros 52
litros 55 litros
Em segundo com 240 pontos de 300 possiveis: VW Golf R – caráter
equilibrado mas não espetacular. É mais rápido do que parece.
Em primeiro com 242 pontos de 300 possiveis: Honda Civic
Type R – Áspero, direto e forte como um touro, correto para a proposta do
carro.
Fonte: autobild.de
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Encontrou algum erro? Quer sugerir matérias, fazer elogios, criticas?
envie e-mail para marchaautomotiva@gmail.com.