Um dos principais fatores de decisão na compra de um automóvel
é o custo de manutenção e uma das variáveis que determina o encarecimento é o espaçamento
entre as revisões. As fabricantes costumam determinar paradas obrigatórias por
período ou quilometragem, o que ocorrer primeiro e particularmente no Brasil a tendência
é que cada vez mais em um período mais curto e rodando menos, sejamos obrigados
a comparecer até uma rede autorizada para realizar revisões.
Na VW apenas para citar um exemplo, as revisões do Gol G5
1.6 com ar condicionado deveriam ser executados a cada 10 mil km ou no máximo a
cada ano, a partir da linha 2014 o plano foi alterado para 6 meses, que vigora
até hoje e virou regra em toda a linha de automóveis de passeio a venda no pais
pela marca.
A líder em vendas Fiat, quando lançou o modelo Marea no
pais, adotava a política de revisões a cada 20 mil km, plano que foi alterado posteriormente
para 15 mil km e foi reduzido novamente, número que caiu para 10 mil km em 2014
para alguns automóveis da marca e atualmente, proprietários de toda a linha de veículos
de passeio, devem realizar revisões a cada 10 mil km.
A redução do espaçamento entre as revisões tem muito a ver
com as condições ao rodar em território brasileiro que são severas, seja por pavimentação
com maior quantidade de depreciações e principalmente combustível de baixa qualidade
que acelera o processo de degradação das propriedades originais dos
lubrificantes. Coincidência ou não, as duas marcas citadas acima (Vw e Fiat)
amargam casos de motores que apresentaram problemas de carbonização ou formação
de borra.
FORD E NISSAN SEGUIRAM CAMINHO INVERSO
Apesar da tendência geral do mercado em aumentar a quantidade
de revisões, seja por quilometragem ou período, Ford e Nissan trouxeram boas notícias
neste campo, seguindo caminho inverso.
Na marca nipônica as intervenções permanecem a cada 10 mil
km, entretanto o período que era de 6 meses, com o lançamento do March
fabricado em solo nacional, o plano foi revisto e ampliado para 12 meses.
A marca do oval azul manteve 5 mil km e 6 meses apenas
durante as 2 primeiras ou 1 ano e a partir da terceira a cada 10 mil km ou 12
meses.
FIAT EXCEÇÃO À REGRA
Exceção à regra, a Fiat não exige revisões por período. Na
prática significa que, enquanto o proprietário não atingir a quilometragem
estipulada pela montadora, é obrigatório apenas visitas para troca de óleo cujo
custo é muito menor se comparado a revisão de qualquer marca independente da
quilometragem.
Este plano beneficia proprietário que rodam pouco.
Hipoteticamente percorrendo 5 mil km por ano serão 2 anos no plano de 10 mil km
até a primeira revisão, 3 anos para 15 mil km e para proprietários mais antigos
com intervalos de 20 mil km, 4 anos.
JEEP RENEGADE DIESEL É O MEHOR NACIONAL
A Jeep que inaugurou este ano, a sua primeira fábrica no
pais, para produzir o Renegade, trouxe um programa de revisão campeão. Se na
versão flex já são melhores em relação a todos os nacionais por serem a cada 12
mil km ou 1 ano, na versão equipada com motorização Diesel as revisões devem
ser feitas a cada 1 ano, porém com a quilometragem de 20 mil km. O benefício
deste plano com certeza premia donos que percorrem altas quilometragens em períodos
curtos.
REVISÃO
TEMPO
6 meses 12 meses INDETERMINADO VW
CHEVROLET FIAT
FORD 2 primeiras FORD a
partir 3ª
MITSUBISHI HYUNDAI
AUDI RENAULT
LAND ROVER TOYOTA
SUZUKI HONDA
NISSAN
JEEP
CITROEN
PEUGEOT
MERCEDES-BENZ
KIA
CHERY
VOLVO
QUILOMETRAGEM (quilômetros)
5.000 7500 10.000 12.000 20.000
TROLLER (2) Audi FIAT JEEP
Renegade Flex JEEP Renegade Diesel
VW
CHEVROLET
FORD a partir 3ª
HYUNDAI
RENAULT
TOYOTA
HONDA
NISSAN
CITROEN
PEUGEOT
MERCEDES-BENZ
KIA
CHERY
SUZUKI
JAC (1)
VOLVO
TROLLER a partir 3ª
BMW varia conforme desgaste, uso do veículo, sem data o
quilometragem fixa.
LAND ROVER revisões a cada 13 mil km
(1)JAC 3 mil km ou 3 meses a primeira
(2)TROLLER 1ª e 2ª
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Encontrou algum erro? Quer sugerir matérias, fazer elogios, criticas?
envie e-mail para marchaautomotiva@gmail.com.