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domingo, 27 de setembro de 2015

Renault Sandero Rs: números reais de desempenho, consumo e comparativo com Punto T-jet, Up Tsi e Golf Tsi manual

Se você cresceu vendo Gol GTI, Kadett GSI, Uno Turbo, Tempra Turbo, Golf GTI e Civic SI, somente para citar os mais emblemáticos esportivos nacionais e sonhava em acelerar algum dia qualquer um destes carros, percebeu que com o passar dos anos, as opções de carros nacionais com proposta semelhante aos citados acima foram rareando cada vez mais. Atualmente existem apenas representantes da Fiat, o Punto T-Jet e Bravo T-Jet (este apesar da montadora informar não é um verdadeiro esportivo) que atendem o público que busca maior emoção ao volante.


A partir de agora o Sandero RS passa a ser mais uma alternativa que deve ser levada muito a sério, ainda mais por conta do preço bem menor (58.880 reais e 59.880 com rodas 17) em relação ao carro da Fiat mais barato na proposta, o Punto (68.150 reais). Equipado com motor 2.0 16v o mesmo do Duster com alterações de componentes e calibração para satisfazer motoristas que priorizam propostas distintas, resultaram em 150 cv e 20,9 kgfm a 4500 rpm.



As mudanças não se resumem apenas ao motor e diferenciações estéticas externas que incluem novo para-choque dianteiro com led diurno, saia lateral e adesivo, rodas de 16 ou 17 polegadas constituindo o único opcional, para-choque traseiro com extrator, saída dupla do escapamento e aerofólio traseiro com efeito prático que produz downforce. Na parte interna bancos esportivos que podem ser classificados como concha, costuras vermelhas, pedaleira de alumínio, quadro de instrumento diferenciado e volante importado do Clio RS europeu.

Cambio de 6 marchas com sexta que não está lá para priorizar consumo de combustível, freios a disco nas rodas traseiras, suspensão rebaixada e enrijecida, adição de controle de tração e estabilidade, seletor de modo de condução que permite desligar completamente controle de tração e estabilidade são provas de que a sigla RS não foi adotada à toa.





Diante da quantidade de especulações sobre o desempenho do Sandero RS frente ao Punto T-Jet, Up Tsi e até mesmo Golf 1.4T manual, resolvemos reunir números de teste da revista Autoesporte.

Punto T-Jet
Golf 1.4T Highline 
Move Up Tsi

Confira abaixo e tire suas próprias conclusões.

                         SANDERO RS     PUNTO T-JET     MOVE UP TSI   GOLF TSI (m) 
                         etanol               gasolina             etanol             gasolina
                         6 marchas         5 marchas         5 marchas       6 marchas

EM NEGRITO O MELHOR EM CADA PROVA

0 – 100 km/h          8,6 (s)-------9,5 (s)-----------9,7 (s)---------8,5 (s) 
0 – 400 m               16,3 (s)-----------------------16,8 (s)---------------
0 – 1000 m             29,7 (s)-----------------------30,7 (s)---------------
40 – 80 km/h (3ª)   4,4 (s) -----------------------6 (S)-------------------
60 – 100 km/h (4ª) 5,5 (s)------------------------8,5(s)-----------------
80 – 120 km/h (5ª) 7,3 (s)------------------------12,6 (s)--------8,2 (s)
100 – 0 km/h          57,2 (m)----------------------40,3 (m)--------------
80 – 0 km/h            25 (m)------------------------27,5 (m)------25,5 (m)
60 – 0 km/h            14 (m)------------------------16,3 (m)--------------

CONSUMO

Cidade               7,1 km/l--------------------------11,3 km/l-----10,1 km/l
Estrada             9,5 km/l---------------------------14,7 km/l-----15,9 km/l

CONCLUSÃO

De acordo com números apresentados pela revista Autoesporte, o Sandero RS é capaz de deixar para trás todos os carros nacionais abastecido com etanol ou gasolina, independente da cilindrada e sobrealimentação por turbo, chegando inclusive a ganhar do Golf 1.4T em retomada de 80 a 120 km/h e praticamente empatando em aceleração de 0 a 100 km/h.

Up TSI  e Punto T-Jet ficam muito para trás em aceleração até 100 km/h e o Up também em retomada de velocidade em qualquer marcha ou velocidade e em 2 medições de frenagem do total de 3.

Resta ao Up o consolo de ganhar em consumo que é o foco do carro e não esportividade, mas mesmo assim perde para o irmão Golf na estrada por margem considerável.


Não existe nada no mercado nacional 0 km até a faixa de 70 mil reais que entregue quantidade de desempenho e dirigibilidade no nível do Sandero RS.

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