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quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mercedes, Audi e Bmw querem recuperar atraso em relação a Tesla

A Tesla, uma estrela na bolsa de Nova York, não tem atualmente rivais para os carros elétricos do segmento mais alto, de acordo com François Jaumain, especialista em consultoria de indústria automotiva PwC.

A marca norte-americana de luxo tem apenas os Model S e vai lançar brevemente o Model X, um monovolume, também totalmente elétrico no final do mês.

Com muita procura por parte de celebridades e pessoas ricas, os dois modelos têm preços na Europa entre os 61.000 e 124.000 euros, mas o fundador da Tesla, Elon Musk, já prometeu um modelo mais barato, por cerca de 30 mil euros, para os próximos dois anos.

Nos Salão do Automóvel de Frankfurt, esta semana, a Audi, a marca de luxo pertencente ao grupo Volkswagen, espera desvendar o seu novo “e-tron quatro”, um todo terreno urbano que poderá entrar em produção em 2018 sob o nome Q6.

A Porsche, também do grupo Volkswagen, prepara-se para apresentar o “Mission E”, um carro elétrico que promete uma autonomia de 500 quilômetros, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, com uma velocidade máxima de 250 km/h e um motor de 600 cavalos.

O presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, disse que o compromisso do grupo para a mobilidade eléctrica é "clara", sendo que François Jaumain refere que a Audi "quer claramente mostrar que não vai deixar a Tesla sozinha no mercado".

A empresa norte-americana está convencida de que a procura por um modelo mais acessível em termos de preço será sustentável e, para isso, está construindo uma fábrica multimilionária em Nevada para produzir as baterias.

O presidente da Tesla disse que a empresa estará em condições de construir 500.000 carros por ano até 2020, dez vezes mais do que espera vender este ano.

Elon Musk também prevê que a Tesla terá lucros em cinco anos, após um investimento gigantesco de 1 bilhão de dólares no primeiro semestre do ano.



O responsável da Tesla está optimista e os investidores também: as ações de Tesla em Wall Street já valem oito vezes mais desde o início de 2013, com uma capitalização bolsista atual de cerca de 3 bilhões de dólares.







Apesar deste entusiasmo, alguns analistas comparam o desempenho da Tesla com a bolha tecnológica. "A Tesla está tão insanamente supervalorizada que se pode comparar à bolha tecnológica no final de 1990", advertiu Joe Nocera, um consultor em Nova Iorque.





Por seu lado, Luca De Meo, diretor de vendas globais da Audi, refere que os carros movidos a eletricidade terão um avanço significativo entre 2018 e 2019. De tal forma que os condutores já não verão grandes diferenças entre um carro eléctrico e os motores tradicionais.

A Mercedes-Benz também está se preparando para desafiar a Tesla. O responsável de investigação e desenvolvimento da marca alemã, Thomas Weber, disse recentemente que a Mercedes está trabalhando "num conceito inteligente para um carro eléctrico extremamente atraente, com uma autonomia entre 400 e 500 km".

Já a rival BMW também parece interessada em desenvolver os seus modelos eléctricos após o lançamento do i8 e i3.

Os carros eléctricos são ainda um nicho de mercado, tanto nos Estados Unidos e como na Europa, onde representam apenas 1% das vendas nos primeiros seis meses de 2015, mas com previsões de crescimento de dois ou três dígitos, as marcas 'premium' alemãs estão se preparando para a 'guerra' de mercado, não dando grande margem de manobra à Tesla.

Fonte: automotor.pt








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